.jpg)
3000
Kits de Redução de
Danos e riscos
entregues
6000
Camisinhas, sedas
piteiras e canudos
disponibilizados
1ª e 2ª
Marchas da Maconha
de Jaboatão realizadas
através do Projeto
A atual política sobre drogas no brasil, estigmatiza e encarcera de forma desproporcional pessoas pertencentes a grupos sociais historicamente violentados pela sociedade. Pessoas negras, moradoras de periferias e pessoas LGBTQIAP+ são atravessadas de formas diferentes pelo uso de substâncias, mas a atual política de drogas insiste em olhar para elas com o mesmo, único e antigo viés: vigiar e punir.
A gente sabe que, no Brasil, diversas drogas foram tornadas ilícitas. A gente também sabe que o motivo de proibir não é o cuidado com a população. O que muita gente não sabe, é que existem outras formas de abordar o uso de substâncias: formas que respeitam os direitos humanos e que se fundamentam em ciência, afeto e compromisso. Uma delas, é a redução de danos.
É através de um viés antirracista e antilgbtfóbico e com o objetivo de promover educação e democratizar o debate sobre a política de drogas que a Arco se organiza a partir do Projeto Reduz na Arco, levando Redução de Danos e informação para Adolescentes, Jovens e Adultos negros e LGBTQIAP+ de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, aqui no estado de Pernambuco. O Projeto atua através de três eixos:
1. Redução de danos em eventos públicos nas ruas. Nesse eixo, vamos ao encontro da população, realizar a entrega de kits de redução de danos, e bater um papo sobre a política de drogas, proibição, antirracismo e alternativas de cuidado para pessoas que fazem uso de substâncias.
2. Educação acessível - Disponibilizamos 24h por dia, 7 dias por semana, uma biblioteca virtual de redução de danos que tem informações seguras e pautadas em ciência para ajudar em casos de necessidade. Nesta biblioteca, falamos um pouco sobre a estratégia de redução de danos e oferecemos dicas práticas para prevenção em caso de uso de diversas substâncias.
3. Incidência política - Uma vez ao ano, assessoramos e fortalecemos a construção da Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes, fundada em 2023, no âmbito do Projeto Reduz na Arco e que movimenta a juventude negra e periférica de Jaboatão ao redor da pauta da descriminalização, do antirracismo, do debate de classes, da democracia e da participação social.
Entre 2023 e 2024 o Projeto entregou mais 3.000 kits de redução de danos contendo seda, piteira, canudo, materiais educativos e insumos de prevenção à ISTs. Através dessa abordagem, impactamos nosso território com o cuidado que o estado não consegue fornecer.
Aqui, ainda somos o único grupo que desenvolve práticas de redução de danos e que tem tido coragem de abordar a política de drogas através de uma alternativa de cuidado, longe da proibição e da estigmatização.