
CONHEÇA O PROGRAMA
10+
ATIVIDADES CULTURAIS E/OU FORMATIVAS REALIZADAS
1500+
PESSOAS IMPACTADAS POR AÇÕES E PROJETOS NAS PERIFERIAS DE PE
O CAC PERIFA é uma iniciativa da ONG ARCO que promove ações de formação, produção e difusão de linguagens artísticas e culturais nas periferias da Região Metropolitana do Recife, como em Jaboatão e na Região da Mata Sul em Palmares, com foco em crianças e adolescentes, juventudes negras e LGBTQIAP+.
A iniciativa fortalece expressões como o lambe-lambe, o designer gráfico, o grafite, o coco, o samba, a cultura ballroom e a oralidade popular, integrando cultura, identidade e direitos humanos.
Através do projeto, e em parceria com produtores locais, a ARCO produz, realiza e apoia eventos culturais, artísticos e formativos, estimulando o protagonismo periférico e afirmando a cultura como ferramenta de resistência, pertencimento e transformação social.
AÇÕES E PROJETOS QUE FORTALELECEM AS PERIFERIAS
CONTANDO BÚZIOS
A Oficina Contando Búzios promoveu rodas de leitura e contação de histórias negras, além de uma oficina de fantoches para crianças de 7 a 12 anos. Realizado em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, o projeto atendeu mais de 70 crianças que puderam explorar a imaginação e a ancestralidade. A ação estimulou o gosto pela leitura e os vínculos familiares, além de valorizar a oralidade e a cultura negra. Com a participação ativa das crianças, trabalhou também a coletividade e a criatividade.
ESTAÇÃO ARCO
O Estação ARCO levou afeto, cidadania e diversão à comunidade da Moenda de Bronze, em Jaboatão, em comemoração ao Dia das Crianças. Mais de 120 crianças participaram da festa, com kits de lanche, guloseimas, brincadeiras populares como corrida de saco, futebol de mesa, pula-pula, algodão-doce, música e concursos de dança. Realizado na Escola Aníbal Varejão, o evento celebrou os direitos da infância com alegria, cultura e esperança. Atividades como esta, buscam democratizar o acesso ao lazer e garantir o direito à uma infância feliz.
ÉH CLÔSE
A oficina Éh Clôse capacitou pessoas LGBTQIAP+ em técnicas de automaquiagem como ferramenta de autoestima, empoderamento e expressão individual. Realizada na Casa Arco, em Jaboatão, foi conduzida pelo maquiador Júlio Lopes, com 32 anos de experiência em televisão, cinema e publicidade. Durante quatro horas, participantes aprenderam sobre preparação de pele, contorno, iluminação e beleza. Foi um espaço seguro de acolhimento, escuta e afirmação de identidades diversas.
PEQUENO GRANDE GUIA ANTI-LGBTFOBIA
O livro "Pequeno Grande Guia Anti-LGBTfobia", escrito pelo ativista e psicólogo pernambucano Carlos Santos, foi lançado em Jaboatão dos Guararapes no dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. O guia é uma publicação indepentende, que visa ampliar a compreensão sobre a diversidade e oferecer ferramentas contra a discriminação, também teve lançamentos em outras cidades, como São Paulo e Brasília. Na obra o autor cita também a ONG ARCO como referência na defesa de Direitos LGBTQIAP+.
FAROL: MOSTRE O BEM
O Projeto Farol: Mostre o Bem foi um ciclo formativo gratuito em comunicação para direitos humanos, com 10 oficinas realizadas em uma Escola Técnica Estadual, em Jaboatão dos Guararapes. Mais de 120 participantes, em sua maioria estudantes, foram capacitados em temas como redação, design gráfico, lambe-lambe, vídeo com celular, redes sociais e inteligência artificial. A ação fortaleceu coletivos, lideranças, ativistas e estudantes de escola pública na comunicação e na luta por justiça social.
EKÓ, A DANÇA DAS YABÁS
Ekó, a dança das Yabás é um processo de pesquisa e criação artística que advém da dança contemporânea/afro baseando-se nos itan e na corporeidade nas Yabás (divindades femininas do panteão africano). A oficina/espetáculo propões exploração dos corpos das Yás contemporâneas e sua ancestralidade e base histórica dessas energias sagradas. Tem como objetivo, fortalecer o contato com a ancestralidade feminina, com o próprio corpo e com as culturas negras, como por exemplo as religiões de matrizes africanas.
AÇÕES DE LAMBE-LAMBE
Com linguagem visual simples e direta, os lambe-lambes da ONG ARCO espalham mensagens de cuidado e direitos por Jaboatão dos Guararapes. As campanhas ocupam muros da cidade com temas como prevenção às ISTs, combate ao racismo, promoção da diversidade e acesso à saúde e cidadania. A ação transforma o espaço urbano em plataforma de diálogo popular e arte ativista.
O DIÁRIO DE VILLINEUVE
O Diário de Villeneuve é um espetáculo de terror histórico da Cia Imaginarium, com texto e direção autorais. Ambientado no Brasil de 1596, a peça mistura suspense, vingança e figuras históricas como Branca Dias e o Barão de Beberibe. Estreou no Teatro Arraial, no Recife, e circulou por teatros em Jaboatão, Olinda e outras cidades da RMR. Realizado via SIC, com apoio da Fundarpe, contou com sessões acessíveis em Libras e participação da ONG ARCO. Valoriza lendas urbanas, ditos populares e dados históricos.
SARAU COCO DO ROSÁRIO
O Sarau Coco do Rosário é um evento cultural gratuito que tem como objetivo valorizar e visibilizar artistas das periferias da Região Metropolitana do Recife, com foco em Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, já realizamos mais de 10 edições com apresentações de coco de roda, hip-hop, maracatu e poesia marginal. O Sarau já atingiu mais de 1200 pessoas, tendo se tornado um verdadeiro ponto de cultura em nosso território. Acontecendo em praça pública, movimenta também a economia periférica.
TREINOS DE VOGUE
Diversidade tem tudo a ver com periferia. Sendo assim, os Ensaios de Vogue fortalecem a cultura negra e LGBTQIAP+ com danças performáticas inspiradas nas ballrooms, espaços criados por pessoas trans e negras nos anos 1980, nos EUA, como resposta à exclusão racial e de gênero. Em Jaboatão, os encontros promovem arte, afeto, autoestima e pertencimento. A ação oferece refúgio, segurança e visibilidade para corpos dissidentes nas periferias urbanas. É um compromisso com a pluralidade.
SOFIA
Sofia é uma chatbot com inteligência artificial desenvolvida pela ONG ARCO para orientar pessoas LGBTQIAP+ sobre saúde, direitos e segurança. No Instagram, responde dúvidas sobre identidade de gênero, orientação sexual, ISTs, leis, testagem, ambulatórios especializados, saúde mental e redução de danos. Gratuita, acessível, inclusiva e pensada como ferramenta de cuidado e cidadania digital. Teste agora, clique no botão, envie "Oi Sofia" e viva uma experiência única em acesso à direitos.
COLABORE ;)
Para continuar impactando vidas Periféricas, LGBTQIAP+ e Negras, precisamos do seu apoio.
Estamos confiantes de que, ao conhecer mais profundamente o trabalho realizado pela Arco e a paixão que impulsiona nossa missão, você se sentirá inspirade a contribuir. Qualquer que seja sua escolha, saiba que seu apoio é fundamental para continuarmos transformando vidas e promovendo a igualdade e o respeito pela diversidade.
Para realizar uma contribuição financeira, escolha entre as opções abaixo:
Ação Regional de Contribuição social e Oportunidades - Arco
PIX

Para realizar uma doação via Pix use o QR code ou copie e cole no seu banco o código:
00020126360014br.gov.bcb.pix0114521966610001385204000053039865802BR5925ACAO REGIONAL DE CONTRIBU6015JABOATAO DOS GU622605225x40CT2RJcndKMKU4bC6By6304EE8F
Copie o código inteiro, escolha a opção "pix copia e cola" e colabore. ♥
Transferência Bancária
Banco Cora SCD - 403
Agência: 0001
Conta: 4409729-4
CNPJ: 52.196.661/0001-38












