top of page
  • Foto do escritorARCO

Livros com narrativas LGBTQIAP+ de autores brasileiros

A literatura é uma poderosa ferramenta para a representação e visibilidade de diferentes identidades e vivências. No Brasil, a literatura LGBTQIAP+ tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras das livrarias e nas estantes dos leitores. Neste artigo, selecionamos 3 livros de autores LGBTQIAP+ brasileiros lançados entre 2019 e 2021 que abordam temas como identidade de gênero, orientação sexual, HIV e relacionamentos homoafetivos. Além de apresentar as obras, também trazemos uma breve resenha sobre os autores e suas trajetórias literárias. Vamos conferir?




"Todos os abismos convidam para um mergulho" de João Silvério Trevisan (2020) João Silvério Trevisan é um escritor, cineasta e ativista LGBT brasileiro de renome. Seu mais recente livro, "Todos os abismos convidam para um mergulho", é uma coletânea de contos que abordam temas como amor, sexualidade, gênero e identidade. Com sua prosa lírica e reflexiva, Trevisan mergulha nas profundezas do ser humano, explorando suas emoções mais íntimas e complexas.











"Entre as mãos" de Juliana Leite (2019) Juliana Leite é uma escritora e jornalista brasileira, cujo romance de estreia, "Distância de resgate", foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2016. Em "Entre as mãos", seu segundo livro, Leite narra a história de duas mulheres que se apaixonam em uma cidade do interior. Com uma prosa sensível e intimista, a autora explora os conflitos e as emoções dessas personagens, bem como as dificuldades enfrentadas por um relacionamento LGBT em uma sociedade conservadora.










"O avesso da pele" de Jefferson Tenório (2019) Jefferson Tenório é um escritor e jornalista brasileiro, cujo primeiro romance, "Estela sem Deus", foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2014. Em "O avesso da pele", Tenório conta a história de um homem negro e gay que vive em uma favela do Rio de Janeiro e se envolve em um caso amoroso com um estrangeiro. Com uma narrativa ágil e bem-humorada, o autor aborda questões de raça, gênero e classe social, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade e a resistência das minorias.













コメント


bottom of page