top of page
  • Foto do escritorARCO

Futebol Delas: Ong Visão Mundial busca combater a violência de gênero através do esporte em PE

Projeto é voltado para meninas de 10 a 16 anos das comunidades de Passarinho, Guabiraba, Córrego do Jenipapo e Nova Descoberta, RPA3 do Município de Recife.

Foto: Carlos Santos / Visão Mundial Brasil


Historicamente, o futebol é um esporte que sempre esteve associado aos homens. Porém, nos últimos anos, temos visto um aumento no interesse pelo futebol feminino, que tem crescido em popularidade e conquistado cada vez mais espaço nos campos e nos corações de torcedores por todo o Brasil.


Mas, além de ser um esporte emocionante, o futebol feminino também pode ser uma importante ferramenta de combate à violência de gênero, um problema grave em todo o mundo. E, no Brasil, onde o machismo ainda é bastante forte, as mulheres são as principais vítimas desse tipo de violência.


Foi pensando nisso, que a ONG Visão Mundial, em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente do Recife e com a Mastercard, desenvolveu o projeto Futebol Delas, com aulas de futebol para meninas de 10 a 16 anos das comunidades de Passarinho, Guabiraba, Córrego do Jenipapo e Nova Descoberta, RPA3 do Município de Recife. O projeto será lançado oficialmente no dia 6 de junho, a partir das 14h no Centro de Treinamento e Lazer de Igarassu, com a presença de representantes da organização, do Conselho da Criança e do Adolescente do Recife e das Secretarias de Esporte e de Educação de Pernambuco.


“Esta parceria vem de encontro a uma demanda urgente da sociedade. Trabalhando o tema desde cedo, queremos mostrar que é possível mudar a realidade destas futuras mulheres, fortalecendo esta mensagem em suas comunidades e, a partir delas, amplificar esta transformação para outras pessoas”, declarou Bruno Rosas, coordenador de projetos da Visão Mundial.


“Para aém do desenvolvimento econômico, acreditamos que as empresas possuem a responsabilidade de promover ambientes mais inclusivos em todas as esferas da sociedade em que está inserida”, comenta Sarah Buchwitz, Vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil. “No âmbito esportivo, a Mastercard tem um compromisso em trazer agendas mais conectadas às mulheres, fomentando uma maior participação feminina no universo do futebol”, conclui.


Além das aulas de futebol, que serão ministradas por treinadores especializados, o projeto também oferecerá oficinas psicopedagógicas para discutir temas como violência de gênero, empoderamento feminino e equidade. O objetivo do projeto é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social e promover a inclusão social das meninas das comunidades participantes. Promovendo um espaço fértil para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O projeto, que terá duração de um ano, tem início em 6 de junho de 2023 e irá beneficiar 160 crianças e adolescentes. Durante a cerimônia de lançamento, o projeto será apresentado a todos, juntamente com seus objetivos e parceiros. Além disso, os parceiros terão a oportunidade de expressar suas expectativas, juntamente com a Visão Mundial, em relação ao combate e prevenção da violência de gênero no município do Recife. O evento será privado e contará com a presença de representantes da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Recife, bem como gestoras das escolas públicas parceiras e as meninas atendidas pelo projeto.



SERVIÇO

Evento: Lançamento oficial do Projeto Futebol Delas, da ONG Visão Mundial.

Formato: Presencial Data: 06/06/2023 Horário: 14h




Sobre a Visão Mundial


No Brasil desde 1975, a Visão Mundial atua com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, buscando a erradicação da violência e uma vida mais digna, em abundância, para os meninos e meninas. Para isso, desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de vida, incidência política e resposta a emergências. Em todo o mundo, estamos em milhões de territórios, de pequenos povoados a grandes centros urbanos, trabalhando pela garantia da proteção e dos direitos de crianças e adolescentes. Mesmo nos lugares onde é mais difícil ser criança, Deus está presente — e nós também devemos estar. Assim, nossa missão continua.

Sobre Mastercard

A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.

Comments


bottom of page