top of page
  • Foto do escritorARCO

Arco cria inteligência artificial que orienta sobre saúde, segurança e direitos LGBTQIA+

O objetivo da instituição é organizar e sistematizar informações importantes para a comunidade LGBTQIAP+, contribuindo para a diminuição do preconceito e da discriminação.


Os sistemas de IA (Inteligência Artificial) são projetados para simular ou imitar algumas capacidades humanas, como reconhecimento de padrões, compreensão da linguagem natural, tomada de decisões, resolução de problemas e aprendizado.


Esses sistemas podem ser aplicados em uma ampla variedade de áreas, inclusive em projetos de transformação social e combate ao preconceito, como fez a ONG ARCO. Com o intuito de Organizar, Facilitar e Democratizar o acesso à informação, a instituição decidiu desenvolver um ChatBot que fornecerá orientações sobre saúde, segurança e direitos para o público LGBTQIAP+.


Batizada de SOFIA - Sistema de Organização e Facilitação de Informações Automatizado - , a ChatBot irá interagir com os usuários a partir da caixa de mensagens do Instagram, popularmente conhecida como D.M (Direct Message). Após digitar “Olá Sofia” o usuário receberá uma mensagem de boas vindas e será direcionado para acessar o Menu Principal onde pode escolher entre as seguintes opções: SALA DE AULA: Nesta sessão a Ong Arco disponibiliza informações sobre o que é Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Diversidade, além de disponibilizar dados sobre a violência enfrentada pela população LGBTQIAP+ KIT GAY: Aqui é possível acessar ferramentas jurídicas e de segurança como por exemplo leis e decretos, endereços de delegacias e centros de direitos humanos.


CURA GAY: Na sessão direcionada à saúde, os usuários poderão acessar informações gerais e de prevenção à ISTs, endereços com locais de testagem, endereços de ambulatórios LGBTQIAP+, além de contar com um botão do pânico para crises de saúde mental, que levam o usuário direito ao site do CVV - Centro de Valorização da Vida.


REDUÇÃO DE DANOS: Aqui é possível acessar informações sobre substâncias psicoativas, seus efeitos e orientações de como reduzir os danos e riscos associados ao uso de forma a promover ao usuário informações valiosas que podem salvar vidas. Carlos Santos, que é presidente da ONG Arco, ressaltou a importância do projeto e as expectativas da instituição que “espera que SOFIA possa ajudar milhares de pessoas LGBTQIAP+ ao redor do Brasil a acessarem seus direitos e terem mais segurança e saúde. Imagina uma ferramenta tão poderosa dentro de uma rede social, fácil, acessível? É isso que queremos fazer, democratizar o acesso à informação, para promover e garantir os direitos LGBTQIAP+ em Pernambuco e em todo país. Sofia é antes de mais nada, uma nova alternativa de acesso à direitos e de combate ao preconceito e a discriminação”. Quando questionado sobre os nomes escolhidos para os Menus, Carlos afirmou:


“A escolha dos nomes “Kit Gay” e “Cura Gay” se deu como ferramenta de resposta aos ataques proferidos por grupos conservadores que se utilizaram desses termos no passado.Nos apropriamos daquilo que tentaram usar para nos matar e agora utilizamos como ferramenta de promoção de saúde, direitos e vida.


A ferramenta será lançada no dia 01 de Junho, em alusão ao mês do Orgulho e ficará disponível para ser acessada de forma gratuita diretamente no instagram da instituição, @ong.arco. A instituição informou ainda que com o passar do tempo pretende implementar novas funções e ampliar a capacidade de aprendizado e comunicação da Sofia.



SERVIÇO



O QUE: ONG ARCO lança ChatBot LGBTQIAP+

Quando: 01 DE JUNHO DE 2023

Onde: Instagram @ong.arco


Commentaires


bottom of page